Projeto Estação da Natureza: levando autorregulação para a sala de aula
Imagine entrar em uma sala de aula que conta com um “cantinho verde”. No Centro Educacional Leonardo da Vinci, essa é uma realidade nas três unidades. O projeto “Estação da Natureza”, implementado nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, é o resultado de pesquisa do Grupo de Pesquisa e Bem-Estar Educacional. “A iniciativa surgiu da necessidade de estudos sobre a influência da natureza na sala de aula, no dia a dia dos alunos e na transformação positiva que a gestão da sala de aula pode sofrer com o apoio de experimentos científicos e materiais naturais para a autorregulação das crianças e melhoria do seu aprendizado”, explica a autora do estudo, Isabela Bittencourt.
Para a professora, o aluno que tem experiência sensorial na horta ou em um vaso de planta, que seja prazerosa, lúdica, experiencia o mundo a sua volta, tem atitude curiosa e receptiva. Segundo ela, o que mais influencia a aprendizagem é a emocionalidade e a intencionalidade. “Este modelo de indoor gardening, a jardinagem dentro da sala de aula, pode ser usado o ano inteiro, a despeito de variações do clima, cada vez mais frequentes em nossa região. As crianças são convidadas a pensarem como cientistas e poderão se valer do efeito relaxante e calmante que muitos itens da natureza proporcionam”, explica Isabela.
Este ano, a “Estação da Natureza” está sendo desenvolvida em parceria com as professoras regentes em 34 turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o que propiciará trocas de vivências, sensações e interações mais espontâneas entre os pares. O projeto torna a sala de aula um local mais estimulante e menos estressante, favorecendo a imaginação e o pensamento criativo. Os estudantes demonstraram diante da pesquisa o quanto foi importante a vivência na “Estação da Natureza” para se acalmarem, pois o contato com a natureza estimulou o cuidado com o planeta, e o trabalho com os sentidos melhorou seus comportamentos.